UM DOMINGO DE VEZ EM QUANDO.

No Domingo cumprimos mais uma sessão do projecto "Um Domingo de Vez em Quando". Encontramo-nos na nossa sala pelas 9h. Retocamos as peças do Ensemble.
Pelas 11h fomos em boleias com os pais à Casa da Música, assistir ao Concerto da Orquestra Nacional do Porto, dirigida por Michael Zilm. A Orquestra interpretou O Chapéu de Três Bicos (1917-1919), de Manuel de Falla. Ana Ester Neves foi a soprano convidada e o concerto foi comentado por Gabriela Canavilhas. Todo o grupo da nossa escola adorou - a Orquestra Nacional do Porto esteve a um nível de elevada qualidade interpretativa, conseguindo contar na perfeição as diversas nuances da história presente.
Depois do concerto fomos almoçar, baguetes de atum e cachorros (já há quem diga que é comida de músico!), muita conversa. Regressamos pelas 14.30h à nossa Sala para, com a energia musical ganha no concerto, nos lançarmos ao estudo de uma partitura nova, um Minueto de Johann Caspar Ferdinand Fischer (músico e compositor do séc. XVII).
É uma peça que coloca dificuldades novas aos músicos: na procura, por parte de todo o grupo, de um balanço efectivo de uma dança em compasso ternário - anexaram-se uns instrumentos de pele reforçando a pulsação; nas dificuldades técnicas do fraseio das flautas - que têm que ser brilhantes e soltas; na extrema concentração que exige das diversas linhas das cordas , num jogo bonito - mas complexo - de perguntas e respostas. Foi difícil mas o resultado final foi muito interessante (ainda que necessite, naturalmente, de maturação).
Por volta das 18.30h tivemos oportunidade de mostrar, a todos os pais, o resultado do trabalho diário, tocando as peças do Ensemble (ensaiados pela manhã) e arriscando mostrar igualmente o Minueto entretanto estudado da parte da tarde. Julgo que foi um momento musical muito bonito.
(Pelas 1930h recebi alguns telefonemas de pais e mães a relatarem que: havia guitarristas e flautistas que não retiravam os dedos - doridos, e os lábios - inchados, do congelador; que os percussionistas não paravam de bater o compasso ternário simples na mesa da sala de jantar - acentuando, acentuando!)

Sem comentários: