Viagens com Musica - Programa Anual

Apresentamos agora o programa global do nosso mais recente projecto: as Viagens Musicais.

Este é o calendário das várias viagens programadas até ao mês de Junho, dirigidas a adultos ou famílias.

Os destinos são variados: Lisboa, Stª Marinha do Zêzere, Barcelona e Versalhes serão os locais onde os viajantes da música encontrarão a mais diversa oferta musical e cultural. O programa é cheio e pretende alargar horizontes musicais dentro do conceito de turismo cultural.

Música Portuguesa no tempo de Eça

Datas: 29 de Fevereiro, 1 e 2 de Março
Local: Quinta da Ermida, Stª Marinha do Zêzere, Baião
Programa
Conversas sobre Eça de Queiroz e o Romântico musical Português
Saraus musicais e visita à Fundação Eça de Queiroz

Dias da Música em Belém

Datas: 18, 19 e 20 de Abril
Local: Belém, Lisboa
Programa
Programa do Centro Cultural de Belém, Lisboa

Festival Música Antiga de Barcelona

Datas: 9, 10 e 11 de Maio
Local: Barcelona, Espanha
Programa
Concerto Antico, L’Art Du Bois
Concerto pela Orquestra D’Antiga de L’ESMUC.

Centro de Música Barroca de Versalhes

Datas: 6, 7 e 8 de Junho
Local: Versalhes, França
Programa
Visita cultural ao CMBV
Restante programação ainda em construção

Viagens musicais

Sempre na senda do alargamento do âmbito das actividades da "Carl Orff - Projecto de Educação Musical" vimos agora apresentar o nosso mais recente projecto: as Viagens Musicais.

Dirigidas a adultos ou famílias e abertas a todos, para além dos alunos e pais da nossa escola, eis que surge a primeira viagem a pretexto do 4ª centenário do nascimento de Padre António Vieira. O programa é cheio e pretende alargar horizontes musicais dentro do conceito de turismo cultural.

Ora vejamos:

Programa

1º dia - 6 de Fevereiro

8h30 - Saída do Porto em autocarro de turismo Ponto de encontro: Fonte da Luz, Matosinhos.
12h00 -Ckeck-in Residencial Itália.
12h30 - Almoço de grupo (incluído) no Infante - Algés.
14h30 - Leituras por escritores de Vieira. Escolha e leitura de sermões feita por cinco escritores portugueses em vários espaços do Centro Cultural de Belém.
18h30 - Filme “Palavra e Utopia” de Manoel de Oliveira (2000).
20h00 - Jantar de grupo (incluído) no Vasco da Gama - Belém.
21h30 - Concerto “Foi-nos um céu também” interpretado por Divino Sospiro e Coro Ufficium. Pequeno auditório do CCB.

2º dia - 7 de Fevereiro

9h30 - Visita ao Museu do Fado e da Guitarra Portuguesa (guiada)
12h30 - Almoço livre na zona de Alfama.
15h30 - Regresso ao Porto

INSCRIÇÕES E INFORAÇÕES adicionais, escrever para projecto.carlorff@gmail.com


Quatrocentos apocalípticos anos depois do nascimento do Padre António Vieira, os versos de Pessoa, seu discípulo sebastiânico, tornaram-se um lugar profeticamente comum: este “imperador da língua portuguesa,/ foi-nos um céu também”. Nada como um espelho de água para reflectir a abóbada celeste, daí esta missa barroca com intrusões profanas onde as vozes do Vieira místico e diplomata, como as do político e visionário, se interlaçam nas melodias de Arcangelo Corelli, Duarte Lobo, Alessandro Stradella, Luigi Rossi ou Jean-Fery Rebel além do seu dilecto amigo e Rei, Dom João IV. Cada parte litúrgica, acrescentada por temas populares e de câmara, terá correspondência aos momentos sombrios ou luminosos de uma vida que marcou pela palavra e pelo gesto os ritmos do mundo. Na corte ou na selva, o homem febril que fala uma língua de fogo e sonha uma harmonia capaz de vencer o caos de Babel é o mesmo que experimenta o sofrimento do escravo, do índio e do cristão-novo. Oiçamos as estrelas, a música, a palavra. “Aprendamos do céu o estilo da disposição, e também o das palavras. Como hão-de ser as palavras? Como as estrelas são muito distintas e muito claras.” João Paulo Cotrim

2ª Estágio de Aperfeiçoamento Instrumental, Natal de 2007

2º Estágio de Aperfeiçoamento Instrumental
17 - 20 Dezembro de 2007, Colónia de Férias de Árvore,
Vila do Conde
Direcção:
Paulo Alexandre Jorge
Docentes:
Paulo Alexandre Jorge, Ana Rodrigues, Luzia Braga, Jorge Gomes
Participantes:
Ana Isabel Pereira, Ana Rita Frade, Mafalda Fonseca, José Pedro Pereira, José Pedro Garcia, José Maria Garcia, Margarida Costa, Teresa Costa, Rui Resende, Tiago França, Alexandre Marta, António Afonso Angélico, João Angélico, Gabriel Costa, Tiago Vilares, Nuno Pena, Rita Carvalho, João Picão, Luísa Ramos, Adriana Marguerita

Com a produção e a realização de pequenos estágios residenciais alguns objectivos se assumem como principais: o estudo aprofundado do instrumento musical da nossa eleição, o estudo de novas peças musicais (enriquecendo consideravelmente o repertório dos diversos agrupamentos instrumentais da escola, principalmente o repertório do Ensemble Carl Orff - dedicado ao estudo e interpretação de música antiga, renascentista e barroca) e, évidement, a vivência colectiva e comunitária destes momentos de elevado significado emocional, criando-se uma dinâmica grupal assente em grandes relações de companheirismo e amizade.


O 2º Estágio de Aprofundamento Instrumental do Carl Orff – Projecto de Educação Musical foram dias de muito trabalho. Mas foi gratificante ver a dedicação de todos e os resultados que foram sendo obtidos (os diversos elementos deste grupo são, de facto, crianças e jovens de enormíssima qualidade).

Para o Carl Orff - Projecto de Educação Musical é critério fundamental a apresentação final de alguns desses produtos musicais; chamemos-lhe performance: a partilha da música que aprendemos e gostamos muito de fazer; saliente-se, de entre as diversas partituras estudadas, o ganho de alguns Corais de J.S. Bach, a primeira aborgadem à forma musical concerto (Concerto em Sol Maior, de G. P. Telemann) e o aflorar inicial do Cancioneiro de Elvas (música antiga portuguesa).